IX Encontro Judaico Amigos da Torah


“Celebração” é o tema do 9º Encontro Judaico Amigos da Torah, que acontecerá de 14 a 17 de fevereiro de 2015 no Antigo Museu de Arte Assis Chateaubriand, onde hoje funciona a Secretaria de Cultura (SECULT) no Lago do Açude Novo. No evento, estarão presentes pesquisadores do âmbito religioso que apresentarão palestras sobre a cultura judaica.

Este ano, o evento será iniciado no dia 14 de fevereiro com o “Encontro das Luzes”, onde bandas judaicas, evangélicas e católicas se apresentam em memória aos 100 mil cristãos mortos anualmente causado pela intolerância religiosa do Estado Islâmico. Também prestaremos uma homenagem ao último atentado ocorrido na França, matando 12 pessoas no jornal satírico “Charlie Hebdo” e aos 4 judeus mortos no mercadinho judaico no mesmo país.

A cerimônia de abertura oficial do evento será no domingo, dia 15 de fevereiro, marcando o início da exposição sobre as festas bíblicas e em seguida, músicas e danças que estão presentes nas comemorações culturais do calendário judaico.

Os palestrantes deste ano são David Ben Avraham, líder religioso da comunidade judaica da cidade, que irá ministrar a primeira palestra deste ano sobre “Cristofobia” (Genocídio cristão no Oriente Médio) e o professor Flávio Pimentel apresentará a palestra sobre: As festas bíblicas e o seus significados proféticos. No evento, será ministrado uma palestra especial sobre “Defesa pessoal e segurança pública” com Edgar Torres, professor de Krav Magá do estado da Paraíba.

Além do encontro dirigido para os judeus e simpatizantes pela religião, a programação também oferece o Cine Kasher, onde serão exibidos filmes que contem a história sobre as tradições do judaísmo e um documentário sobre a intolerância religiosa praticada pelo Estado Islâmico.

O Encontro Amigos da Torah é transmitido pela Internet todos os anos e contamos com uma audiência em 27 países do mundo. Tal visibilidade proporcionou entrevistas com antropólogos da Universidade da França, a participação de um documentário produzido pela cineasta israelense Iorit, onde será exibido em Israel e no Brasil, e a visita da pesquisadora e sobrevivente do holocausto Henrietta “Rita” Braun.

PROGRAMAÇÃO



ASCOM 
Associação Amigos da Torá

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons