AMIGOS DA TORAH FAZ SEU ÚLTIMO ENCONTRO PÚBLICO NO CALENDÁRIO RELIGIOSO EM CAMPINA GRANDE

Tudo que tem um começo e tem um fim, portanto, nós estaremos encerrando as atividades no calendário dos encontros religiosos da cidade de Campina Grande, durante o período carnavalesco, com o nosso 9º Encontro Judaico Amigos da Torah. O nosso evento sempre buscou contribuir com o conhecimento da história e da cultura judaísmo, religião dos nossos ancestrais, porém diante de tudo que passamos (calúnias, difamações, assédio moral, incompreensões, agressões físicas e até mesmo ameaças de morte), percebemos que a boa intensão de contribuir com o desenvolvimento cultural da cidade foi distorcida por muitas pessoas, seja por ignorância e/ou por dificuldade de entender uma religião que lhes foi apresentada a mais de 3000 mil anos. No entanto, ainda se surpreendem com o judaísmo e julgam essa cultura como desconhecida.

A crise cultural, da qual o povo brasileiro é vítima por vários motivos, sempre foi um grande impedimento para que a população adquirisse o conhecimento do que está em sua periferia, frutos de uma cultura bastante rudimentar e, porque não dizer, simplória. Por outro lado, os barões das religiões pré-existentes no caldeirão das entidades religiosas, estabelecidos durante o período carnavalesco, partiram com todas as armas disponíveis para neutralizar nossos esforços, onde trabalhamos com a finalidade de oferecer uma luz para a escuridão  do conhecimento popular e prejudicado por séculos com a alienação religiosa e cultural. Esse comportamento, dos seguidores e representantes das entidades religiosas de Campina Grande, deixou a nossa Associação em uma posição totalmente insuportável.

Apesar dessa perseguição, nós não curvaremos nossa cabeça e continuaremos com a nossa missão: o desejo de tornar esta cidade mais tolerante, de fato e não em tese, com as diferenças religiosas. Talvez possa ser uma pensamento ingênuo por causa da recente pesquisa sobre os índices de violência nas cidades do Brasil, onde Campina Grande é a única não capital mais violenta da país e ocupa a 9ª posição com 500 mil habitantes. Isto significa que os milhões gastos, durante todos os anos, não ajudaram no combate contra a intolerância e, muito menos, com a diminuição de violência. Já que foram noticiados assaltos, arrombamentos de carros e até homicídios durante os eventos.

Desde o início, o modelo do nosso Encontro Judaico foi "atropelado" pelos grandes eventos da cidade, que recebem apoios milionários, até chegar ao ponto de exercerem influências diretas ou indiretas e gerando indiferenças. Este comportamento é um ato de antissemitismo no público cativo aos dogmas sedimentados por séculos de catequização, resultando em tamanha alienação e prejudicando o senso crítico e pragmático das pessoas que, a cada ano, nos caracteriza como um obstáculo para ser removido das "cruzadas" regionais que tem como intuito a suplantação das demais religiões. Nós tentamos alertar, mas sem sucesso, sobre o radicalismo islâmico que está presente no nosso país e também, no Nordeste, onde daqui há alguns anos fará muitas vítimas.

Desta forma, ficou muito claro que nos tornamos uma espécie de "pavimentação" para as grandes instituições religiosas e acabaram se tornando os "donos da religião" nesta cidade. No entanto, continuaremos firmes no intuito de auxiliar na compreensão do mundo judaico que, outrora, foi o motor propulsor da formação do nosso Estado e capacitando todas aquelas pessoas que buscam o retorno para as raízes judaicas.

Diante dos últimos acontecimentos, nós refletimos e enxergamos novos horizontes. Continuaremos com as celebrações das festas bíblicas como, por exemplo, a festa dos tabernáculos que aproxima judeus e cristão que simpatizam com a nossa cultura e religião. Logo, criamos vínculos fortes para combater o víeis dos cruzados islâmicos que já se encontram em ação no Brasil.

Primeiramente nós agradecemos ao Eterno, pois sem Ele não teríamos conseguido suportar todos os obstáculos que nos marcaram durante esta jornada. Agradeço aos meus filhos pela dedicação em realizar e fazer parte de acontecimentos inesquecíveis.

À Associação Judaica Amigos da Torah, familiares e amigos, que sempre contribuíram nos aparatos técnicos e sociais no evento durante esses anos. Aos meus irmãos de fé que acreditaram em nosso projeto, contabilizando quase mil praticantes do judaísmo no estado da Paraíba, segundo o IBGE. Ficamos felizes por colaborar com este crescimento.

Nossos agradecimentos ao ex-prefeito Veneziano Vital do Rêgo que, em sua gestão, possibilitou o surgimento do nosso evento com o apoio de todos os setores da PMCG. Ao vereador Peron Japiassu, pelo seu apoio constante durante o seu mandato.

Agrademos à todas as pessoas que nos acompanharam, torceram, auxiliaram e participaram dos nossos eventos durante esses 9 anos. Obrigado aos conhecidos e anônimos, fiquem certos de que o Eterno recompensará todos vocês.

Nossa congregação continuará funcionando, em sede própria, na Rua Fernandes Vieira - 545 - Bairro José Pinheiro, Campina Grande/PB.

Certo pela compreensão de todos, concluo com a seguinte frase em hebraico:







AM ISRAEL CHAI! 
POVO DE ISRAEL VIVE!






Davi Ben Avraham
Presidente da Associação Judaica Amigos da Torah



1 comentários:

Judaica Menoráh disse...

Shalom Davi:

Desde Colombia no tenemos sino recuerdos gratos de cuando estuvimos en Amigos da Toráh.

Sabemos que este punto final será el comienzo de mejores logros para todos ustedes.

Un abrazo grande.

Rab. Ntanel Gomescásseres

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons