VII ENCONTRO AMIGOS DA TORÁ



 
 Neste ano nosso encontro, está surpreendendo, pelo número de participantes, como também pela qualidade do evento. Não existe nada igual  no gênero.
Ontem a noite tivemos um belo momento de músicas  sefaradim, tocadas pela banda local Kol Ivri, onde ao som da zabunba, triângulo, sanfona, violão e cajon todo o público participou vibrantemente, logo a pós tivemos a palestra proferida pelo nosso presidente David Bem Avraham que teve como tema: “Restaurando o mundo fraturado”, Tikum Haolam( ( hebraico : תיקון עולם ou תקון עולם [ 1 ] ) é um hebraico frase que significa "reparar o mundo" (ou "curar o mundo"), que sugere responsabilidade compartilhada da humanidade para curar, reparar e transformar o mundo).
Hoje à tarde a Doutora Silvana Santos, do departamento de Biologia da USP E UEPB, proferiu uma palestra sobre as doenças congênitas desenvolvidas entre os descendentes de marranos, o que tem sido mapeado geneticamente a mais de cinco anos. Pesquisa que também descobriu doenças raras só existentes em algumas regiões do sertão.
Os Amigos da Torá está no local moderno e amplo onde montamos além de um palco para exibição da peça em teatro de arena, onde estamos exibindo “Izaque de Castro o rabino paraibano”. Conta à história de um jovem que teve a coragem de desafiar a máquina inquisitorial portuguesa, apenas com dezenove anos, era  versado em vários idiomas, além de filosofia e um curso não terminado de medicina. Considerado um gênio na sua época, mas pela sua intrepidez, acabou morto na fogueira em Portugal. Tivemos a primeira exibição hoje à noite, onde contamos com um belo público que emocionadamente assistiu esta obra prima inspirada no livro de LIPNER.
Amanhã á tarde, Teremos o Professor José Cavalcante (UEPB), falando sobre os costumes marranos. E a noite exibiremos mais uma vez a peça sobre “Izaque de Castro”.
Na terça feira à tarde David Bem Avraham estará palestrando sobre os sobrenomes judaicos encontrados em nossa região e finalmente no encerramento, muita música sefaradita e a Palestra de Flavio Pimentel sobre Cabalá.
Ressaltamos ainda que cada ano, este evento tem chamado atenção da mídia local, em todos os canais de TV, rádio e jornal. É certamente o evento que mais cresce dentre os eventos locais em Campina Grande.
Estejam conectados que transmitiremos toda a programação ao vivo, e mesmo aquelas que você não assistiu serão disponibilizadas no blog.
B`H`


 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons