VI Encontro Amigos da Torá a Inquisição e suas sinistras máquinas de tortura


Encenação acontece pela primeira vez no Brasil e será em Campina Grande (PB) no período de 18 a 21 de fevereiro

Pela primeira vez no Brasil haverá encenações de como aconteciam as sessões de tortura contra os judeus e que eram patrocinadas pela Igreja Medieval com o objetivo de fazê-los confessar, por exemplo, o absurdo da prática do canibalismo. As encenações serão mostradas durante o VI Encontro Amigos da Torá, que acontecerá entre os dias 18 a 21 de fevereiro de 2012, em Campina Grande (PB) dentro da programação municipal do Encontro da Nova Consciência, que atrai milhares de pessoas de todos os credos para cidade todos os anos.
Durante a Inquisição, quando foi montado o Tribunal do Santo Ofício, no século XVI, a tortura era feita com o uso de incríveis máquinas para provocar dores intensas e sofrimento físico como forma de punir hereges, judeus e feiticeiros, dentre outros..., sendo que a prática do judaísmo levou muita gente para ser queimada na fogueira. Os tribunais eram assim como os Poderes Judiciários de hoje, só que não ofereciam nenhuma opção ao réu, além de sofrimento e morte.
Essa escuridão cultural e conservadora da Igreja Católica na Idade Média será mostrada agora durante o VI Encontro Amigos da Torá e segundo o presidente da entidade, Davi Bem Avrahan, o objetivo é reproduzir as máquinas que produziram as atrocidades inimagináveis cometidas naquele período, bem como demonstrar a atuação do tribunal do Santo Ofício, o que resultou em milhares de mortes. No Brasil o povo paraibano foi o segundo mais massacrado e. Primeiro foram os residentes no Rio de Janeiro e em seguida os portugueses que viviam em Portugal e depois os Paraibanos ou residentes os na Paraíba, os fatos ocorreram desta forma, haja vista o Brasil era uma colônia portuguesa e aqui residiram muitos português e descendentes dos mesmos.
As máquinas eram usadas para comprimir o crânio do réu até forçá-lo a confessar o que fez e o que não fez, para dilacerar seios, esmagar joelhos, entre outras atrocidades. Para encenar o fato o Encontro Amigos da Torá vai montar uma estrutura com cenários, iluminação especial, atores profissionais, réplicas das máquinas e das masmorras numa das áreas do Museu de Arte Assis Chateaubriand (ao lado do Terminal de Integração) onde acontece o evento. As encenações vão acontecer nos dias 19, 20 e 21. Todo o material usado será posteriormente utilizado para a criação de um museu sobre a Inquisição, que será montado pela associação em Campina Grande.
Davi Ben Avrahan informa que além da encenação desse fato histórico, que vitimou muitos paraibanos e nordestinos em geral, o VI Encontro Amigos da Torá vai ter também muita música tradicional, apresentação do II festival de filmes judaicos, palestras e debates. Todo o evento será transmitido ao vivo pela internet e a expectativa é que mais de 28 países acompanhem o encontro, a exemplo do que aconteceu no ano passado. O endereço eletrônico é o seguinte:

http://www.amigosdatora.blogspot.com.

SERVIÇO:
Evento: VI Encontro Amigos da Torá
Onde: Campina Grande – Paraíba
Quando: 18 a 21 de fevereiro de 2012
Local: Museu de Artes Assis Chateaubriand – Centro - (ao lado do Terminal de Integração de ônibus)
Abertura: Dia 18, às 19h, com música e dança
Ao vivo pela internet: http://www.amigosdatora.blogspot.com

Davi Ben Avrahan: Presidente da Associação Amigos da Torá (83) 8750-7201

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons