Programa de Assistência Neonatal Israelense Para o Combate da Mortalidade Infantil em Gana

Mais de 10.000 mães e seus bebês receberam cuidados neonatais em clínicas médicas israelenses construídas em Gana. Há oito anos o Dr. Yossi Baratz, Conselheiro de Saúde do Ministério Israelense de Relações Exteriores foi enviado em uma missão para Gana na África para avaliar a necessidade de ajuda médica israelense para a região.


Baratz voltou profundamente chocado com o estado precário dos hospitais em Gana e com a elevadíssima taxa de mortalidade infantil no país. Na cidade de Kumasi, a segunda maior cidade do país, um em cada quatro bebês morriam no parto ou logo após, em parte por causa da excessiva taxa de ocupação nos hospitais, que superava os 300 por cento.

Em 2007, Baratz em conjunto com a MASHAV, a Agência de Desenvolvimento Internacional de Israel em cooperação com a ‘Millennium Cities Initiative (Iniciativa das Cidades do Milênio) iniciou um projeto para cuidados neonatais na região de Kumasi em Gana. Desde então mais de 10.000 mães e bebês já receberam cuidados neonatais em clínicas israelenses que foram construídas na região.

"Os principais problemas foram a falta de recursos e de conhecimento médico" relatou Baratz. Além disso, explicou o embaixador de Gana em Israel, Henry-Hanson Hall que "muitas mulheres trabalham muito e duro em Gana e não têm um período de repouso após o parto, o que aumenta em muito o risco dessas mulheres adoecerem e, por sua vez seus bebês".


De acordo com Abenaa Akuamoa-Boateng que é representante da Millemium Cities Inititiative em Gana e na África Ocidental "a probabilidade do bebê sobreviver [à terapia intensiva] era apenas algo entre 40 a 50 por cento".

A MASHAV, junto com especialistas de várias universidades e hospitais israelenses foi convocada para preparar o Sistema Canguru, que enfoca não somente a mãe como também o recém-nascido. O Sistema Canguru enfatiza o contato constante pele-a-pele entre mãe e o bebê, bem como um período grande de amamentação de peito e um repouso prolongado para a mãe. Duas clínicas também foram construídas na periferia de Kumasi; a primeira em Kumasi Sul, perto das favelas e a segunda em Suntreso. A MASHAV levou médicos e enfermeiros do Gana para estudarem em Israel sobre sistemas de cuidados neonatais.

Hoje as novas clínicas operam de forma autônoma e a de Suntreso trata 450 bebês por mês. E até hoje as comunicações entre o Gana e Israel permanecem abertas e frequentemente pessoal médico israelense é enviado para prestar assistência.




O projeto Mashav foi fundado por Golda Meir.


"Pode-se ver que há um verdadeiro esforço conjunto entre os dois países" afirmou Hanson-Hall para a publicação ‘NoCamels’. "As clínicas neonatais são muito populares entre a população local. E foi constatado e confirmado que as atividades neonatais pró-ativas reduzem a mortalidade materna e garantem o nascimento de crianças saudáveis". Segundo Hanson-Hall o projeto neonatal da MASHAV é o exemplo de um projeto que tem um efeito multiplicador de longo prazo sobre a comunidade. "O projeto produziu uma consciência maior sobre a importância da assistência neonatal, com uma maior ênfase na saúde das mães, dos benefícios de períodos maiores de amamentação de peito, além de melhores diagnósticos, bom atendimento e uma melhor alimentação, além de uma melhor capacitação médica" ele explicou. "O governo de Gana anunciou que desenvolverá uma política para a construção de pelo menos mais 30 hospitais" ele acrescentou. Baratz também considera que este é um "programa piloto que poderá servir de exemplo para ser desenvolvido em outros lugares". Além de cuidados neonatais a MASHAV recentemente começou a trabalhar em projetos de tratamento de água para o abastecimento de água mais limpa para os hospitais da região.

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons