Yom Hashoah





Faz mais de 60 anos que ocorreu o Holocausto . Para os sobreviventes , o Holocausto permanece real e sempre presente, mas para outros, os sessenta anos faz com que o Holocausto parecem fazer parte da história antiga. -Durante o ano tentamos ensinar e informar outros sobre os horrores do Holocausto. Enfrentamos as perguntas sobre o que aconteceu? Como isso aconteceu? Como isso pôde acontecer? Poderia acontecer de novo? Nós tentamos lutar contra a ignorância com a educação e contra a incredulidade com a prova.

Mas há um dia no ano em que fazemos um esforço especial para lembrar (Zachor). Após este dia, lembramos aqueles que sofreram, aqueles que lutaram e aqueles que morreram. Seis milhões de judeus foram assassinados. Muitas famílias foram completamente dizimadas.


Porquê este dia?

história judaica é longa e cheia de muitas histórias da escravidão e liberdade, alegria e tristeza, perseguição e redenção. Para os judeus, sua história, sua família e sua relação com Deus, moldaram a sua religião e sua identidade. O calendário hebraico é preenchido com variadas que incluem feriados e reiteramos a história ea tradição do povo judeu.

Após os horrores do Holocausto, os judeus queriam um dia para lembrar esta tragédia. Mas que dia? O Holocausto durou anos, com o sofrimento ea morte se espalhou ao longo destes anos de terror. Nenhum dia se destacou como representante dessa destruição.

Assim, foram sugeridos vários dias.

  • A décima de Tevet foi oferecido. Este dia é Asarah B'Tevet e marca o início do cerco de Jerusalém. Mas este dia não guarda relação direta ou empate com o Holocausto.
  • Os sionistas em Israel, muitos dos quais haviam lutado nos guetos ou como guerrilheiros, queria comemorar o início da Revolta do Gueto de Varsóvia - 19 de abril de 1943. Mas esta data no calendário hebraico é o 14 de Nissan - o dia antes da Páscoa, um feriado muito importante e feliz. Os judeus ortodoxos se opuseram a esta data.

Por dois anos, à data foi debatido. Finalmente, em 1950, compromissos e negociação começou. O 27 de Nissan foi escolhido, que cai para além da Páscoa, mas dentro do intervalo de tempo da Revolta do Gueto de Varsóvia. Os judeus ortodoxos ainda não gostava dessa data, porque foi um dia de luto no mês tradicionalmente feliz da Nissan. Como um último esforço de compromisso, foi decidido que se o 27 de Nissan afetaria o Shabat (queda na sexta-feira ou sábado), então ele seria movido. Se o 27 de Nissan cai em uma sexta-feira, Dia de Recordação do Holocausto é movida para a quinta-feira anterior. Se o 27 de Nissan cai em um domingo, Dia de Recordação do Holocausto, em seguida, é transferido para segunda-feira seguinte.

Em 12 de abril de 1951, o Knesset (parlamento israelense) proclamou Yom Hashoah U'Mered HaGetaot (Holocausto e Ghetto Remembrance Day Revolt) para ser o 27 de Nissan. O nome mais tarde ficou conhecido como Yom Hashoah Ve Hagevurah (Devastation eo heroísmo dia) e ainda mais tarde simplificado para Yom Hashoah.

Este ano, o Yom Hashoah será em 12 de abril de 2010.

Como é observado?

O Yom Hashoah é um feriado relativamente novo, não há regras estabelecidas ou rituais. Que tipo de ritual pode representar o Holocausto?

Existem várias crenças sobre o que é e não é apropriado neste dia - e muitas delas são conflitantes. Em geral, Yom Hashoah tem sido observado com candlelighting, alto-falantes, poemas, orações e cantando. Muitas vezes, seis velas são acesas para representar os seis milhões de euros. Os sobreviventes do Holocausto falar sobre suas experiências e compartilhar as leituras. Algumas pessoas têm cerimônias de ler o livro de nomes para determinados períodos de tempo, em um esforço para lembrar aqueles que morreram e para dar uma compreensão do grande número de vítimas. Às vezes, essas cerimônias são realizadas em um cemitério ou perto de um memorial do Holocausto.

Em Israel, o Knesset feito Yom Hashoah um feriado nacional em 1959 e em 1961 foi aprovada uma lei que fechou todas as diversões públicas em Yom Hashoah. Às dez da manhã, uma sirene é tocada em todos param o que estão fazendo, encostar em seus carros, e ficar na lembrança.

De qualquer forma ao você observar Yom Hashoah, a memória das vítimas judias vai viver.

Datas do Yom Hashoah:

Ano27 de NissanData de Yom Hashoah
2007Domingo 15 de abrilSegunda-feira, 16 de abril
2008Sexta-feira, 2 de maioQuinta-feira, 1 de maio
2009Terca-feira 21 de abrilTerca-feira 21 de abril
2010Domingo 11 de abrilSegunda-feira, 12 de abril
2011Domingo 1 de maioSegunda-feira 2 de maio
2012Quinta-feira, 19 abrQuinta-feira, 19 abr
2013Domingo, 7 de abrilSegunda-feira, 8 abril
2014Domingo, 27 de abrilSegunda-feira, 28 abril
2015Quinta-feira, 16 abrilQuinta-feira, 16 abril
2016Quinta-feira, 5 de maioQuinta-feira, 5 de maio

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons