Sobre o 8º Encontro Judaico: Amigos da Torah


A identidade é algo primordial para o ser humano, é nossa referência, nosso chão, nossa base. Não podemos ignorá-la com o risco de nos perdermos e nos afastarmos da própria realidade. O povo judeu por séculos viveu disperso, em várias nações do mundo, mas sempre preservou sua identidade, tendo como referências o seu livro, a Bíblia e seus costumes. Desta forma se perpetuaram e é o povo mais antigo da terra.

Portugal recentemente aprovou o projeto que oferece cidadania aos descendentes dos judeus que foram expulsos de Portugal em 1497 no período inquisitorial. A Espanha segue o mesmo exemplo e já tem projeto semelhante tramitando na principal corte do país.

Nós brasileiros, principalmente nordestinos, temos herança Ibero Hispânica, consequentemente judaica, já que no passado a Península Ibérica tinha a segunda maior população de judeus do mundo. E também herdamos os costumes que nos ligam a nossa primeira identidade que é judaica. Fatos estes, já comprovados por centenas de estudos e documentos comprobatórios, mas ainda não é de conhecimento público esta nossa herança. O Brasil que teve como sua primeira religião oficial o catolicismo, a qual trabalhou para afastar os judeus de suas raízes e fé, utilizando de todos os métodos possíveis, incluindo os mais sórdidos como: torturas e mortes em fogueiras.

No entanto, com o volume de informações muitos tem se esforçado para voltarem à sua antiga fé, a fé de nossos antepassados. Já existem mobilizações em vários locais do mundo, assim como documentários, reportagens nos principais periódicos relacionados, além de simpósios internacionais que abordam o tema.

Nosso evento tem como objetivo divulgar a cultura e religião de nossos antepassados, o judaísmo, e sempre nos esforçando para trazermos o maior número de informações possíveis, mas sem esquecer o presente e o que acontece em nosso entorno.

Abordaremos várias questões, incluindo uma releitura da vida de Jesus na ótica judaica, contaremos com diversos palestrantes locais e de outros estados, como também um grupo já formado em nosso meio que se encarregara por danças e musicas típicas do povo judeu. Não esqueceremos nosso momento e mudanças em nossa sociedade. O festival Kasher (filmes judaicos) acontecerá com a exibição nas tardes de diversos filmes, sempre abordando questões ligadas ao povo judeu.

Transmitiremos pela internet, a exemplo de todos os eventos que já realizamos, e já contamos com uma audiência em 27 países do mundo. O que já nos rendeu entrevistas para antropólogos da Universidade da França, entrevista com a cineasta Iorit de Israel que exibira um documentário em Israel e no Brasil, sobre este movimento que acontece em Campina Grande.

Portanto nosso evento transcendeu o Brasil, hoje é conhecido mundialmente, como um evento que trata das questões particulares que envolvem a vida, o cotidiano e historia de nossos ancestrais, e já contribuímos para que muitos brasileiros descendentes deste povo tenham uma reconexão com a cultura e religião judaica.

Horários



Sábado (01/03) - Laços de famílias e a herança da cultura - Silvana Santos (PHD em genética - Cambridge-Inglaterra)

Domingo (02/03) - De volta para casa (A história dos marranos no Brasil) - Morê Flávio Pimentel

Segunda (03/03) - A história secreta de Jesus - Rosh David Ben Avraham

Terça (04/03) -  Efeito Venezuela (Democracia Populista) - Prof. José Cavalcanti - UEPB

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons