Sou livre...




So

“Eu Sou o Senhor Teu Dus que te tirou da terra dos escravos” Assim começam os mandamentos, uma afirmação primeira de um Dus poderoso, que trouxe liberdade ao povo de Israel e desta forma lembramos-nos do pessach(páscoa).
  A síntese da páscoa é a celebração da liberdade. O mandamento da celebração do pessach foi dado perpetuamente ao povo de Israel que todos os anos deveriam comemorar lembrando-se da liberdade, pois no Egito o povo foi escravo, mas agora é livre. Existe até uma forma especial de se portar quando se estiver realizando o seder(refeição) da páscoa, os homens livres deverão comer sempre encostados demonstrando assim que verdadeiramente alcançaram esta liberdade.
 Na páscoa devemos lembrar também da liberdade espiritual que todo judeu deve ter e celebrar, lembrando que não devemos ser escravos de nada e nem de ninguém.
 Nos dias modernos este mandamento ainda é válido, pois sabemos que muitos são os senhores que tentam escravizar o povo judeu. Seja o consumismo o maior deles, as drogas, os vícios, as más tendências, etc.




Especialmente gostaria de falar sobre o consumismo, que é exatamente o hábito que a maioria tem de comprar o que não precisa.  “De viver como se não fosse morrer, e morrer como se nunca tivesse vivido”, como declarou “Dalai Lama”. 
Devemos ressaltar a importância da liberdade, como um bem inalienável. Algo que não pode ser vendido ou negociado. Mas infelizmente, muitos tem vendido a sua liberdade, quando trabalham excessivamente, sem se importar com este grande presente. O povo judeu tem o privilégio de celebrar esta liberdade semanalmente além do pessach anual, quando no shabat, separa-o para orações, estudos, refeição em família, etc.
  Nos dias modernos é extremamente difícil fora de Israel o povo judeu manter a guarda do Shabat, haja vista que o mundo não compreende e profana o shabat, fazendo deste dia um dia como qualquer outro.
 Como é importante nossa resistência, como é importante ser consciente sobre a liberdade que ganhamos. Nestes últimos dias houve no Egito e em Israel uma grande praga de gafanhotos, que afetou comunidades inteiras, talvez um sinal para lembrar que o povo ainda continua escravo de si próprio, do consumismo.
 Segue a notícia:
"A poucas semanas da Páscoa judaica, uma das pragas bíblicas do Egipto abateu-se sobre Israel: nuvens de gafanhotos escureceram os céus no sul do país na terça-feira e as autoridades estão agora a tentar controlar a invasão, que pode ameaçar culturas agrícolas.


Mal raiou o dia esta quarta-feira, equipas do Ministério da Agricultura de Israel começaram a combater os gafanhotos, com pesticidas lançados a partir do ar e do solo.
Os insectos começaram a chegar em grande quantidade na terça-feira, vindos do Egipto, através da península do Sinai. Amanheceram pousados numa área de cerca de 800 hectares do deserto. A aplicação de pesticidas começou a ser feita logo no princípio da manhã, antes que o orvalho sobre as asas dos gafanhotos secasse, permitindo que voltassem a levantar voo.
Os gafanhotos que chegaram a Israel fazem parte de grandes enxames que apareceram no Cairo, no sábado, dia 2. As estimativas do número de gafanhotos no Egipto variam entre 30 milhões e 120 milhões.
Nos dias seguintes, foram empurrados pelos ventos em direcção à península do Sinai, chegando depois ao deserto de Negev, em Israel, e à Faixa de Gaza. Calcula-se em um milhão o número de gafanhotos.
  Sabemos que as empresas foram estruturadas para nos fazer comprar sem parar. Os bens de consumo são fabricados para durarem no máximo um ano, assim a indústria produz novos modelos e vende novamente. E desta forma é um ciclo que não tem fim. As pessoas compram sem para, se endividam e precisam trabalhar mais para pagar suas dívidas, é o  que podemos chamar de escravidão moderna.
Portanto a reflexão que deixamos é que fomos libertos do Egito, e o Egito pode significar muitas coisas, a exemplo do que falamos aqui,
Que nesta pessach sejamos homens verdadeiramente livres.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons