Davi Ben Avraham, Presidente da Associação Amigos da Torá lança o projeto do primeiro centro de cultura judaica do nordeste.


  Sabemos  que a Paraíba foi colonizada por Judeus e aqui destacamos Diogo Nunes como o primeiro empresário a criar um  engenho de cana de açúcar em Tibiri. A primeira visitação do Santo ofício na Paraíba remonta 1595, quando na ocasião das duzentos pessoas que viviam em torno e no engenho mais de 60 foram perseguidas por judaísmo, sodomia, bigamia e bruxaria. Sabemos também que a primeira Sinagoga da Paraíba chamava-se Beit Davi (Casa de Davi), até hoje em lugar ignorado, havendo necessidade de pesquisas arqueológicas para descobri-la a exemplo da Kahal Zur Israel(Sinagoga Rochedo de Israel), na Rua Bom Jesus(Antiga Rua dos Judeus no Cais de Santa Rita em Recife, Pernambuco). 






 Temos conhecimento de muitos dos engenhos paraibanos tinham pequenas sinagogas que aos poucos se foram transformando-se em capelas católicas, ou até mesmo, eram como capelas católicas, mas com conteúdo de liturgia judaica. Em Campina Grande um fato intrigante confunde os historiadores  a, como ressaltou no VI Encontro Amigos da Torá o professor e doutor em História Cíceroté hoje , é que a primeira Igreja a ser construída na cidade, ficou de costas para a cidade, como protesto contra o catolicismo, afinal a igreja foi construída por descendentes dos antigos cristãos novos na antiga “Vila Nova da Rainha”.



 São inúmeros os resquícios judaicos em nosso estado, desde inúmeras casas com a estrela de David na fachada, pedras de moer milho identicas as de kafarnaum na galileia, jarros de barro identicos aos encontrado em massada( Israel),  o que levou o jornal israelense Yediot aharanot a noticiar que a Campina Grande, João Pessoa, Recife, Natal possui um grande número de descendentes de judeus. Em matéria noticiada no Jornal da Paraíba em 20 de outubro de 2006-Geral sete.

  Portanto pensando em resgatar as raízes do povo judeu em nosso estado o Presidente da Associação Amigos da Torá, está lançando o projeto pra a construção do primeiro “centro de estudos judaicos do nordeste, que se chamará "Centro de cultura judaica Beit David",  em homenagem a primeira sinagoga da Paraíba de Beit David( Casa de David), e que se destacará além de possuir um museu com fotos do holocausto, réplicas de máquinas de tortura da inquisição, as  primeiras réplicas construídas nas Américas, danças, música, estudos sobre judaísmo.
 O centro reunira toda a  cultura judaica e se tornará um ponto turístico que atrairá turísticas do mundo inteiro interessados no tema. É algo inédito que presenteará nossa Cidade, que mais uma vez saíra na frente, com  projetos  inovadores que contemplam o resgate de nossa identidade. Estamos já reunindo um grande acervo de fotos, aboios que são herança dos cânticos Sefaraditas( judeus espanos-portugueses).
  Nossa herança é Sefaradita, daí  a importância de pesquisar e conhecer mais dos costumes Sefaraditas, seja nas rezas, formas de culto, liturgia do shabat, etc. Estaremos empenhados em nosso resgatar os costumes judaicos em nossa cultura, mas trazer os costumes já perdidos pelo tempo. Será um encontro com a essência do judaísmo Sefaradita.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons