ARTIGOS SOBRE A SINAGOGA EM PENEDO/AL _ RIO SÃO FRANCISCO

Sinagoga em Penedo

Ariadne Quintella*
Nem só de política e economia vive o homem – a cultura também é importante para que tenhamos uma visão do mundo e, assim, passemos a entender por que as coisas acontecem. Com essa idéia, a escritora Tânia Kaufman, mestra em Antropologia e História, começou a pesquisar, passo a passo, a presença judaica por nossa região. E foi assim que chegou à conclusão de que o Nordeste brasileiro é judaico, tanto nos hábitos, como nos costumes e na alimentação. Por sinal, 80% da migração de Portugal, no século XVI, foram de cristãos novos.

Não satisfeita continuou a busca histórico-documental, um trabalho até certo ponto também sentimental porque mexe com as próprias raízes da escritora, até descobrir, entre referências feitas por outros escritores e quatro engenhos pertencentes a judeus e criação de gado, que na terra nova os judeus se movimentavam numa diversidade de atividades econômicas. E, sendo um espaço religioso o catalisador da vida das comunidades, ali, em Penedo, Alagoas, funcionou uma sinagoga durante a ocupação flamenga.
Segundo Tânia Kaufman, é costume nas comunidades judaicas buscarem nos locais mais próximos um ponto para as principais celebrações religiosas e culturais do judaísmo. Também há referência à casa onde havia os "livros proibidos", o que é uma clara referência ao local onde se praticava o judaísmo.
À época, tal denúncia apontava a casa de um judeu chamado Samuel Israel que possivelmente era o rabino da sinagoga situada aos pés do Forte Maurício.
No relatório final, por ela entregue ao Instituto de Patrimônio Histórico, Artístico Nacional de Alagoas, a escritora afirma que há indícios suficientes para aprofundamento das investigações históricas e arqueológicas. Agora, ela aguarda a convocação oficial para identificação do local, juntamente com um grupo de rabinos, seguida da prospecção arqueológica, como ocorreu com a Sinagoga da Rua do Bom Jesus, no Recife.

7 comentários:

Unknown disse...

Gostaria muito de conhecer
A Historia dos Judeus sempre me interessou bastante

NET LINK IMPRESSOS disse...

Como eu faço para saber mais sobre a sinagoga de Penedo?

izac disse...

Essa é uma investigação interessante, porque tudo relacionado aos holandeses foi destruído e reconstruído outras ocupações pelos portugueses em Penedo.

Unknown disse...

Sou Alagoano sou de penedo a história dos judeus mim interessa muito

Unknown disse...

Gostaria de saber mais sobre os judeus em penedo sou de penedo

Anônimo disse...

Meus bisavós eram de Penedo sobre nome Ferreira tenho muito interesse em saber se eles eram descentes de Judeus Sefarsitas

Anônimo disse...

Sou de penedo de Sobrinome Ferreira, quero saber se sou decedente de Judeus

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons