Amigos da Torah 2008: Evento terá maior autoridade em "Inquisição".

29.01.2008
A comunidade judaica, em Campina Grande, Beit Teshuvá, com sede no bairro das Nações, vai realizar no período carnavalesco, do próximo mês de fevereiro, o II Encontro Amigos da Torá. O evento acontecerá na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), situada na rua Lino Gomes, no Centro da cidade. Dentre os palestrantes, estarão participando do encontro, historiadores, filósofos e teólogos, a professora, escritora, teatróloga e escritora Anita Waingort Novinsky, considerada a maior autoridade sobre o tema “Inquisição”, e o rabino israelense Avner Ben-Yehuda. A abertura do evento acontecerá no dia 2 de fevereiro (sábado), ás 19h, e será encerrado no dia 5.
Anita Novinsky, por seu conhecimento, debaterá sobre “Inquisição” no Brasil, enquanto Ben-Yehuda terá como tema o “Conflito Árabe/Israelense”. Alem desses, estarão presentes no evento a professora Eneida Ribeiro, que falará a respeito do poeta luso-brasileiro Bento Teixeira, autor de “Prosopopéia”, que viveu em Pernambuco e por se declarar judeu foi perseguido e morto; a professora da universitária do Rio Grande do Norte, Luciana Oliveira, que debaterá sobre "Semelhanças entre os costumes israelenses e nordestinos"; e por fim, o professor de Hebraico, Fernando Oliveira, que discutirá o tema: “Paulo: Judeu ou Cristão”.
Na oportunidade, segundo o coordenador Clélio Buriti, serão apresentadas músicas e danças judaicas com jovens da comunidade judaica em Campina Grande, Beit Teshuvá. Será oferecida ainda aos visitantes do encontro uma gastronomia judaica com vários pratos típicos da culinária israelense. Também serão expostos aos visitantes livros, CDs e objetos do ritual e uso dos judeus.
O evento conta com os apoios da Prefeitura Municipal e da Coordenação do Curso de História, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na pessoa do professor Iranilson Oliveira. Para Clélio Buriti, um dos organizadores do evento, “Os Amigos da Tora” é uma realidade crescente na cidade, inclusive com inclusão no Calendário de Eventos do Município, cujo projeto fora aprovado na Câmara Municipal, no ano passado. Ele argumentou também que os demais eventos religiosos realizados no município são de fundamental importância, porém não representam a autenticidade judaica, reveladora da Tora e, conseqüentemente, da verdade da Bíblia Sagrada.
Clélio acredita que o encontro irá muito contribuir para o fomento da reunião de judeus e simpatizantes em Campina Grande, no período carnavalesco, bem como com o resgate da história, cultura e religião judaica em todo o Brasil. Outro objetivo do evento, explicou Clélio, é proporcionar a paz, à solidariedade, a caridade, a educação sexual de acordo com a Tora. O combate ao anti-semitismo e o incentivo ao turismo religioso na Rainha da Borborema, são outras pretensões dos envolvidos com “Os Amigos da Tora”.
“Sabemos da dificuldade imposta, até a gosto de muitos, porém, o Projeto “Amigos da Tora” é um evento que veio para ficar. Já é uma realidade em Campina Grande. Nós vamos difundir a historia que há muito tempo foi camuflada. Yeshua, por exemplo, que eles chamam de Jesus, nunca foi cristão, nunca foi protestante nem católico. Ele foi judeu. Ele nasceu judeu, morreu judeu, viveu como judeu, guardou a Lei, praticou Shabath e rezou o Shemá, como judeu reza, o que muita gente não entende”, afirmou o coordenador.

Projeto de Lei

A Câmara Municipal de Campina Grande aprovou, por unanimidade, um Projeto de Lei determinando ao Poder Executivo a inclusão do Encontro Amigos da Torah no Calendário Turístico da Prefeitura Municipal. O pleito foi votado no último mês de dezembro. Com “Os Amigos da Torah”, serão realizados em Campina Grande cinco encontros religisos.

Retirado do Site: Campina FM
Link: http://www.campinafm.com.br/noticias/noticia.jsp?idNoticia=538

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons